• PT
  • Uma base sólida

    A produção de energia está em transição. Podemos detectar isso ao analisar nossa estrutura de projetos. Na SES, mais de um terço de nossos engenheiros estão envolvidos em projetos de fontes renováveis, sejam eles em geração solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica ou biomassa. Uma abordagem flexível e, portanto, essencial para atender às crescentes demandas. No passado, a demanda de energia era amplamente coberta pelos combustíveis fósseis. No entanto, fontes de energia como o carvão, petróleo bruto e gás natural são limitadas. Em contrapartida, as energias renováveis estão disponíveis em quantidades praticamente ilimitadas. No entanto, não devemos esquecer nossa dependência geográfica e climática. Ao considerar nossas soluções, pensamos nas próximas gerações, facilitamos o uso mais eficiente possível das fontes existentes e refletimos sobre sistemas abrangentes.

    • Carvão e Gás

      Há oitenta anos, estabelecemos novos padrões com a tecnologia convencional para usinas de energia baseadas em carvão. Até hoje, o carvão continua sendo um componente importante para uma matriz energética segura e acessível. A Iqony opera sete usinas de energia a carvão betuminoso e uma usina de energia de refinaria na Alemanha, além de mais três usinas de energia elétrica a carvão no exterior. Tanto a indústria como entidades públicas se apresentam como nossos clientes.

      Nossas plantas de energia existentes são continuamente otimizadas para que a energia gerada através do carvão seja cada vez mais econômica e flexível. Paralelamente, a Iqony Solutions complementa seu portfólio de geração de energia com energia renovável. Cerca de 100 plantas são movidas a biomassa, biogás, gás de mina ou energia geotérmica. Outras 100 são operadas como plantas de energia descentralizadas.

      Algumas de nossas plantas geram eletricidade e calor. Instalações de geração descentralizada com cogeração de energia e calor e termelétricas, representam nossa competência principal. O princípio da geração combinada de calor e energia pode ser usado com qualquer combustível – tanto com combustíveis fósseis quanto com energias renováveis - que são baseadas num processo térmico. Por muitas décadas, a Iqony Energy Services completou projetos - incluindo usinas de energia a gás de alta eficiência, para parceiros no setor de energia, municípios e indústria. Se o gás natural convencional é usado como combustível, ou combustível especial como coquerias, ou gás residual da produção química, o foco de nosso trabalho é sempre flexível, baseado na responsabilidade ambiental e econômica.

      Nós defendemos um mix de energia seguro, acessível e, acima de tudo, sustentável. Tiramos partido de muitos anos de experiência operacional em nossas próprias plantas, experiência em TI e competência de engenharia, que são únicos nesta combinação.

    • Nós temos experiência - em resíduos, também.

      Na Alemanha, o tratamento de resíduos térmicos representa um pilar fundamental na eliminação de resíduos. A Iqony Solutions participou, desde o início, da engenharia e planejamento e supervisionou as primeiras plantas na década de 1980. Desde então, a Iqony também tem se familiarizado com esse campo comercial como investidor. Mais recentemente, o grupo adquiriu as ações da estação de tratamento de resíduos térmicos da Lauta, na Saxônia, bem como as da usina industrial de Rudersdorf, perto de Berlim. As plantas possuem uma capacidade total de incineração de resíduos de 475 mil toneladas por ano.

      Planejamos e construímos usinas termelétricas para reciclagem e eliminação de resíduos municipais e residuais, combustíveis de substituição, resíduos perigosos e resíduos de produção. Nos casos em que a reciclagem de resíduos não é economicamente viável, eles substituem fontes de energia primária como combustível.

      A Iqony Solutions está envolvida na implantação dessa abordagem na planta de incineração de resíduos em Lauta, bem como em várias plantas na indústria química. Além disso, desenvolvemos e implementamos sistemas de controle assistidos por sensores para otimizar e aumentar a eficiência dos processos de incineração nas plantas de tratamento de resíduos.

    • Biomassa

      A biomassa desempenha um papel importante em um variado mix de geração de energia. Na Alemanha, a Iqony transforma em energia 550 mil toneladas de biomassa na forma de resíduos de madeira, madeira florestal, madeira industrial e recortes de madeira. Nós focamos em plantas de geração de energia termelétrica com cogeração de energia e calor e fornecemos eletricidade e calor altamente eficientes e amigáveis ao meio-ambiente a municípios, indústrias, empresas comerciais e moradias privadas.

      A Iqony opera oito usinas próprias de biomassa que utilizam cogeração de energia e calor. O calor gerado alimenta a rede de aquecimento urbano ou é fornecido à indústria como vapor de processo. Graças à incineração neutra de CO2 da biomassa, mais de 380 mil toneladas de dióxido de carbono são evitadas em um ano.

      A Iqony Solutions se dedica a outras oportunidades no uso de biomassa em todo o mundo, como no processo de Torrefação na Namíbia, que envolve o processamento térmico da biomassa sob a exclusão do ar a uma temperatura de aprox. 300 °C. O objetivo deste procedimento é criar um combustível biogênico (COneutral) com propriedades semelhantes às do carvão. Outros exemplos incluem a mono-combustão no Reino Unido e no Brasil e a co-combustão nas Filipinas.

      Através de nossos projetos de referência, demonstramos a versatilidade e a flexibilidade do nosso trabalho na utilização energética de biomassa, resíduos e resíduos biogênicos.